Next Stage for Hiking Mountain...

Next Stage for Hiking Mountain...
Next Stage For Hiking, Mountain...

domingo, 9 de abril de 2017

Mosteiro de São Pedro de Cête - Vista Nocturna


Mosteiro de São Pedro de Cête 

Uma visita diferente com amigos, a noite está limpa e um luar esplêndido, falta só um lugar místico, então a ideia de percorrer os Mosteiros da Rota do Românico do Vale de Sousa.
Claustro do Mosteiro de Cête
Nave do Mosteiro de Cête

Da primitiva igreja românica, possivelmente da segunda metade do século XII, conservam-se algumas pedras decoradas, o portal do claustro e a parte inferior dos muros de grande parte da nave. A torre ameada e o possante botaréu que ladeia o pórtico sublinham o caráter defensivo da sua construção(Fonte Rota do Românico)A "nave única com planta longitudinal e capela-mor de dois tramos de remate semicircular e frontispício em empena, normalmente considerada como românica, embora classificada por Almeida como gótica, visto resultar de uma reconstrução do séc. XIV."(Fonte Rota do Românico)O Mosteiro de São Pedro de Cête está integrado nos monumentos da Rota do Românico, aqui está sepultado o nobre D. Gonçalo Oveques que viveu nos 925 a 985 do século XI  foi o fundador do Mosteiro, nesta terra lutou ao lado do Lidador Gonçalo Maia, amigo de D. Afonso Henriques .
Pintura mural do Mosteiro de Cête



Túmulo Abade D. Estevão Anes

Também neste Mosteiro está o túmulo Abade D. Estevão Anes o responsável pelas obras de reforma do Mosteiro no período 1278 até ao seu falecimento de 1323.
Escritas antigas
Na época o mosteiro sofreu vários ataques por parte dos muçulmanos e normandos, que se vê ainda hoje a presença de estruturas defensivas nos arredores do Vale do Sousa.Da primitiva igreja românica, possivelmente da segunda metade do século XII, conservam-se algumas pedras decoradas, o portal do claustro e a parte inferior dos muros de grande parte da nave. A torre ameada e o possante botaréu que ladeia o pórtico sublinham o caráter defensivo da sua construção.
Cête 09 de Abril de 2017Álvaro Rego Pinto com Miguel Moreira e Rui Moreira

Sem comentários:

Enviar um comentário